Como lidar com a demora da gravidez e como descobri que estou grávida?

Como disse no post anterior, ESTOU GRÁVIDA! O post de hoje é uma continuação do post anterior e faz parte de uma série que resolvi fazer para eternizar esse momento que está sendo super especial para mim 🙂

Hoje, vamos conversar sobre como lidar com o processo para ficar grávida, como preparar nosso corpo e como eu descobri a minha gravidez!

Como lidar com a possível demora em ficar grávida?

Todo mundo acha que basta a gente querer engravidar que logo a gente já está descobrindo a gravidez.
Mas não é bem assim… é como diz aquele famoso ditado: querer não é poder!

Do momento que parei de tomar a pílula até engravidar passaram mais ou menos 6 meses. Tudo bem que minha médica no momento pediu que eu aguardasse 3 meses para começar a tentar, se eu não contar esses 3 meses, demorei 3 ciclos para engravidar.

3 meses não é muito tempo… hoje em dia 3 meses passam e parece que na verdade 1 ano passou de tão rápido que é, mas quando você está na expectativa de engravidar, parece que 3 meses são uma eternidade!

Imagina para quem demora muito mais tempo?

Você sabia que é normal demorar muitas vezes um pouco mais que 1 ano para engravidar? Claro que estamos falando de mulheres saudáveis com idade entre 25 e 35 anos. A medida que a mulher vai envelhecendo, as chances de engravidar a cada ciclo diminuem um pouco.

Eu me encontro nessa faixa etária e pelo que li, a chance de engravidar a cada ciclo é de 20%. Por isso, é totalmente normal que demore um pouco!

Às vezes, com essa demora, muita gente acha que tem problemas de fertilidade, quando na verdade é muito comum que demore um pouco mesmo!

Agora se for o caso de demorar um pouco mais do que o normal, aconselho fortemente consultar com um médico para realizar alguns exames e também ficar mais calma.

Durante o período que passei tentando, era um sufoco pois como disse no post anterior, meus ciclos são irregulares e quando passavam da média, logo eu imaginava que pudesse estar grávida e qualquer sintoma fora do comum para mim significava um positivo. Daí, logo vinha a decepção quando a menstruação descia e eu pensava que tinha algo errado comigo.

Com certeza quando a situação é contrária, no caso a rapidez para engravidar, o choque pode ser maior.

Quando já está demorando um pouco para você engravidar, quando acontece é uma felicidade enorme, afinal aquele momento é muito esperado.

Claro que é muito esperado para quem engravida rápido também, mas quando a gente sabe que é normal demorar, descobrir uma gravidez causa sim um choque, mesmo que passe rápido 🙂

O que fazer para lidar com a demora para engravidar?

Acima de tudo, devemos conhecer o nosso corpo!

Nesse período da minha vida, eu estudei mais sobre as fases do ciclo menstrual, o que esperar de cada momento, como eu me sentiria quando estivesse próxima da fase de ovulação, etc.

Além disso, criei uma conta no Baby Center, que é um site sobre gravidez/maternidade onde tem fóruns e poderia conversar com quem estava tentando também. Não criei muitos tópicos no Baby Center, mas lia muitos posts de assuntos que estavam acontecendo comigo.Também baixei alguns aplicativos para controle do meu ciclo.

Anotei meus sintomas todos os meses e conversava com minha médica e uma amiga que já havia passado por esse momento.

Procurei me manter o mais positiva possível, embora seja algo MUITO difícil para mim que sou uma pessoa ansiosa, insegura e cheia de medos.

Mesmo assim, como disse, todo mês eu pensava que poderia ter algum problema. A medida que o tempo foi passando, fui aprendendo que é normal demorar um pouco e comecei a ficar mais calma.

No meu caso, não demorou muito, mas para cada pessoa a sensação vai ser um pouco diferente.

Acho que a melhor forma de pensar durante a espera é que o nosso corpo sabe quando é o melhor momento… 🙂 e isso é incrível! O corpo humano sabe mais do que a gente acha que ele sabe, por isso é preciso confiar também!

Como se preparar para uma gestação?

Assim que decidimos que chegou o momento, acho que é extremamente importante fazer um check-up para saber como está a nossa saúde!

A essa altura do campeonato, já tinha passado o período de espera e já estava tentando. Já vou explicar mais ou menos como funcionou o meu check-up, mas um spoiler é que acabei fazendo uns exames de sangue no final de fevereiro e outros para controle dos nódulos e papanicolau na primeira semana de março.

Além disso, no início do ano comecei a fazer aulas de dança, pois sempre fui sedentária. Meu lema era “perder para ganhar”, afinal de contas já estava um pouco acima do peso e sabia que iria engordar quando engravidasse. Como sabia que poderia demorar para engravidar, pensei que teria tempo suficiente para emagrecer uns 5kg pelo menos haha…

Amava as aulas de dança, pois era muito divertido e não me sentia nem um pouco sem vontade de ir 🙂 Claro que todo mundo tem seus dias né? Às vezes não dá vontade de se exercitar, mas quase sempre tinha com a dança. Acabei parando de ir quando completei quase dois meses de gestação por medo pois estava sempre pulando e correndo, mas pretendo voltar quando tiver liberação médica!

Tão importante quanto nossa saúde física, é a nossa saúde mental! Pode parecer brega ou desnecessário… mas aconselho “olhar para dentro” e pensar como estamos nesse quesito.

O ideal seria estar 100% em todos os aspectos da nossa vida, mas é meio difícil que tudo esteja andando nos conformes, são fases… caso se sinta fragilizada emocionalmente, procure conversar com alguém em quem confia, podendo ser família, amigos, ou um profissional.

Eu faço terapia há bastante tempo e acho que foi fundamental para entender como eu me sentia depois que descobri que estava grávida. Às vezes, é conversando com a minha psicóloga que as coisas começam a fazer mais sentido para mim!

Estou Grávida! Como descobri? Como foi meu processo?

Descobri minha gravidez no início de março, praticamente na semana do carnaval.

Já estava tentando desde dezembro, com ciclos irregulares, anotação de sintomas, e consultas médicas para descobrir se eu realmente estava ovulando, visto que meus ciclos estavam bem malucos.

É como já disse várias vezes, a gente espera que não demore tanto e na nossa cabeça o tanto que demora já é tempo demais.

Já estava sem tomar o anticoncepcional há uns três meses mais ou menos e após apenas um ciclo de tentativa, falei com minha médica, que disse que pelo meu ciclo ser bastante irregular eu poderia sofrer de ovários policísticos e pediu uma série de ecografias transvaginais para controle de ovulação.

Ela recomendou o período que eu fizesse e marquei para a semana que teoricamente estaria ovulando.

Seriam uns 3 ou 4 exames e lá fui eu fazer o primeiro… é bastante desconfortável mas não dói. Fiz o primeiro exame e o médico nem comentou de marcar o próximo. Daí levei o resultado para minha médica que disse que pelo laudo eu já havia ovulado.

Daí era só esperar a menstruação vir… eu já sabia que não tinha sido naquele ciclo e claro que fiquei decepcionada. Demorou um tanto para descer a menstruação, acho que uns 20 dias pelo menos.

Ela também pediu mais uma série do mesmo exame para controlar a ovulação. Eu tinha uma boa noção de quanto tempo durava a menstruação, pelo menos isso né? Hehe, antes de parar a pílula durava de 7 a 8 dias e depois que parei sempre durava de 5 a 6 dias, sendo que o último vinha muito pouco!

Então marquei pra uns 6 dias depois que parou a menstruação. Da primeira vez marquei pra quase 15 dias DEPOIS, só que como meu ciclo é irregular, eu não sabia muito bem quando iria ovular, na minha cabeça estaria ovulando no período que fiz o exame hehe…

Enfim, minha menstruação veio dia 01/02 e durou até dia 05/02. Fiz o primeiro exame dia 11/02 (uma segunda-feira) com uma médica maravilhosa!!! Ela disse que estava tudo certo, mas que ainda não tinha ovulado e pediu que eu marcasse o segundo exame pro dia 14/02 (uma quinta-feira).

Foi o que fiz e fui no segundo exame com um pouco mais de confiança 🙂 Ela confirmou que ainda não tinha ovulado e pediu que eu fizesse o próximo exame no dia 18/02  (uma segunda-feira). Só que dia 18 eu tinha um compromisso que não poderia faltar, daí disse para ela que só iria conseguir dia 19/02 e ela disse que eu iria ovular com certeza até dia 18 e que se fosse minha vontade eu deveria tentar no final de semana.

Tentamos… hahah entenda o que quiser entender.

No dia 18/02 eu tive uma dor aguda no ovário esquerdo. Essa dor veio e foi embora depois de uns 10 minutos e fiquei me perguntando se aquilo tinha sido a minha ovulação.

Nos meses anteriores nunca tinha tido a tal dor, no máximo aparecia o corrimento “clara de ovo” que representa a ovulação, mas que algumas mulheres nem percebem!

Dia 19 de Fevereiro fui fazer o terceiro exame da série. Esse exame foi com outra médica… daí expliquei a situação para ela e ao começar o exame ela deu um gritinho hahah “ah ovulou sim!!!” e eu pensei “SANGUE DE JESUS TEM PODER” haha… pelo menos agora sabia que estava tudo ok com meu organismo.

A médica continuou o exame, falou que estava tudo bem e antes de finalizar ela disse “agora é esperar o atraso”.

Ela não disse “agora tem que esperar para ver se vai atrasar” ou qualquer outra forma de falar, ela disse para esperar o atraso… saí de lá com uma sensação diferente. Parecia que ela tinha vibrado e me dito “deu certo”, e eu senti como se algo diferente estivesse acontecendo mesmo!

Péssima qualidade das imagens, mas dá pra ter uma noção..
Imagem 11/02 mostra meu ovário esquerdo com duas “manchas” pretas meio sem contornos.
Imagem 14/02 mostra as mesmas “manchas” com mais definição.
Essas manchas são o corpo lúteo.
Já a imagem 19/02, mostram várias visões do útero e foi nesse dia que a médica garantiu que eu havia ovulado! 🙂

 

Acontece que não voltei na minha médica, pois como era uma série de exames de acompanhamento, não senti como se ela estivesse querendo acompanhar, pois mandava os exames para ela e ela não respondia, um dia ela até me cortou dizendo que quando acabassem os exames eu deveria levar lá.

Mas como estava controlando a ovulação esperava que ela avaliasse rapidamente o exame e me desse algum tipo de resposta. Pode ser que eu estava esperando demais dela? Pode ser! Mas preferi buscar outro médico.

Na internet, li que a menstruação deve descer cerca de 2 semanas após a ovulação. Essas 2 semanas são cruéis hehe…

Acabei consultando com outra ginecologista para mostrar os exames. Ela não deu muuuuiiita bola, o que me chateou, mas pediu uns exames como hemograma completo, colesterol, triglicerídeos, glicose, entre outros de sangue, e também alguns de imagem como os de costume como o papanicolau, que é o exame de prevenção ao câncer do colo do útero, uma ecografia mamária para controlar meus nódulos e uma ecografia abdominal completa para visualizar meus órgãos.

Fiz os exames de sangue no final de fevereiro e os de imagem no dia 08 de março.

Peguei o resultado dos de sangue e estava tudo bem, pelo menos olhando nos valores de referência haha.

O final das 2 semanas após a data de ovulação que eu marquei como se fosse dia 18/02 era mais ou menos no dia 04 de março. TEORICAMENTE poderia ter feito um exame de gravidez, mas optei por esperar a menstruação descer baseada na média de dias do meu ciclo, que eram 35 dias!

Segundo a média, minha menstruação poderia vir a partir do dia 07 de março.

Acontece que felizmente estávamos na semana do carnaval e fomos para praia no final de semana. Voltamos apenas na quarta feira de manhã, o que por um lado foi bom pois não fiquei pensando muito no que poderia acontecer.

Nesses dias que estava na praia tive um pouco de cólica do tipo pré-menstrual e o que achei engraçado é que toda noite depois de jantar, eu sentia uma espécie de embrulho no estômago. Doía mas não o suficiente para vomitar. Era apenas uma dorzinha chata que passava rápido.

Num dos dias fui no banheiro e saiu um fiozinho de nada de sangue e em outro dia saiu uma gota de algo que tinha a consistência de detergente transparente.

Daí pensei que realmente minha menstruação estava chegando.
Voltei para Porto Alegre dia 06 de manhã.

Quando fui no hospital fazer os exames no dia 08/03, minha menstruação ainda não tinha vindo, falei com a médica do exame da ecografia mamária e ela disse que eu poderia fazer um teste que se tivesse grávida eu já saberia, mas que no próximo exame em seguida, poderia pedir para o médico dar uma olhadinha no meu útero.

Foi o que fiz, no exame seguinte que era a ecografia abdominal total, o médico passou o aparelho no meu útero e disse que provavelmente minha menstruação iria vir naquele final de semana pois estava com características de “útero não gravídico”.

Saí de lá chateada e corri pro banheiro. Quando fui fazer esse exame, pediram que eu tomasse muita água e segurasse o xixi. Daí precisava urgentemente ir no banheiro.

A luz dentro daquele banheiro estava terrível e daí quando fui me limpar jurava que tinha visto sangue…. o que a cabeça da gente não faz, não é?

Enfim, acreditei que minha menstruação estava vindo e coloquei um absorvente. Segui a vida… pensei que não era pra ser ainda….

À noite fui visitar minha amiga, comentei sobre tudo com ela e até mostrei meu peito pois estava bastante inchado e com umas bolinhas… como ficava antes de menstruar.

Ela disse que ainda achava que eu estava grávida e daí eu disse que se não viesse até sabado eu faria um teste, até porque iria me tranquilizar também.

Enfim, comprei o teste no final de semana. Conforme a embalagem dizia, fiz o teste e coloquei a caixa do exame em cima. Coloquei 3 minutos no cronômetro do celular e esperei.

Nesses 3 minutos pensei em tudo… em como estava demorando, em como minha vida poderia mudar, em como eu tinha vivido os últimos 28 anos e tudo que tinha feito. JURO que parece que passou devagar, mas quando finalizou o cronômetro parecia que tinha passado rápido demais.

Me preparei psicologicamente da forma como consegui e destampei o teste… não tinha como negar… as duas linhas super rosas mostraram que o meu momento havia chegado.

Do nada bateu um desespero básico haha… eu sabia que era algo que eu queria, mas fiquei com muito medo… já não era só eu, eu que sempre me senti sozinha, agora estaria acompanhada onde quer que eu fosse…

Era uma mistura de felicidade com medo… Não chorei descontroladamente, fui super contida… no maximo caíram duas lágrimas e daí não sabia o que fazer.

Mas uma das coisas que eu pensei também foi “útero não gravídico uma ova!”. Julguei a habilidade daquele médico que não teve muita empatia ao dizer que logo eu iria menstruar e tive mais certeza ainda da capacidade do meu corpo.
Ah! Aquele fiozinho de sangue que eu comentei, provavelmente era a famosa nidação, que acontece quando o embrião se fixa na parede do útero! 🙂

Como contei para meu noivo que estava grávida?

Pensei em como iria contar pro meu noivo, mas claramente não estava preparada quando descobri hehehe.. na minha cabeça queria algo bem divertido e diferente, mas iria ficar meio complicado justificar a saída e “esconder” dele o que quer que eu fosse fazer…

Então, apenas escrevi um bilhete e coloquei dentro de um envelope junto com o teste.

Coloquei o envelope dentro do forno na cozinha junto com um saco de pão que simbolizava o bun in the oven – em tradução literal “pão no forno” – hahahah juro que na minha cabeça parecia mais fofo…

Daí chamei meu noivo e disse que estava sentindo cheiro de gás e achava que vinha do nosso forno… que original haha…

Ele disse que não estava sentindo nada e eu disse “ah sei lá, abre o forno”, ele abriu e nem ligou os pontos hehe, pegou o envelope com uma cara de quem achava que sabia o que significava, abriu e leu a mensagem… daí ficou com nojinho de pegar o teste e eu disse pra ele pegar porque estava tampado hehe, daí ele pegou, olhou e ficou feliz… mas ao mesmo tempo dava para ver o medo na cara dele, o mesmo medo que eu estava sentindo..

E desde então estamos vivendo esse momento louco… <3

No próximo post, irei falar mais sobre o primeiro trimestre, sintomas, medos, como cuidar do corpo durante a gestação…. enfim… tudo sobre os primeiros momentos dessa fase! 🙂

Escrever esses posts tem sido especial e nostálgico… é um momento que pode demorar para acontecer, mas que passa muito rápido e não podemos fazer muito além de torcer para estarmos aproveitando o máximo que der!

Nos falamos em breve!

Ezi

Comentários do Facebook
Compartilhe!