Meu Terceiro Trimestre: Sintomas, Cuidados e Chá de Bebê

Se no post anterior eu disse que o tempo passou voando e eu já estava grávida há muito tempo… o que eu tenho pra dizer nesse é que… EU JÁ TIVE MEU FILHO! 😀

Recapitulando os posts sobre minha gestação:

Quando é a hora certa para ter um bebê?
Como lidar com a demora da gravidez e como descobri que estou grávida?
Meu Primeiro Trimestre: Sintomas, Cuidados, Como escolher o médico?
Meu Segundo Trimestre: Sintomas, Cuidados, Enxoval e Quarto do Bebê

No post de hoje, vamos falar sobre como foi meu terceiro trimestre, quais foram os sintomas e cuidados e o chá de bebê!

Terceiro Trimestre

Infelizmente, meu terceiro trimestre foi um pouco agitado. Até que começou tranquilo, mas o final foi tenso.
Começou no dia 03 de Agosto e iria até dia 08 de Novembro, que era minha data provável de parto.

Sintomas

Tive os sintomas mais comuns de terceiro trimestre como muita vontade de ir ao banheiro fazer xixi, mas sempre durante o dia, muito inchaço e retenção de líquidos, dor nas costas e dificuldade para dormir.

Chegando ao final da gestação, eu já não conseguia dormir depois das 3hs da manhã, daí levantava e ia para a sala onde o sofá era mais confortável. Cheguei a deixar de dormir na cama, pois o colchão era alto e não conseguia me “encaixar” direitinho e nem virar e passei a dormir no sofá mesmo, pois nosso sofá é daqueles que é retrátil e abre bastante, daí colocava vários travesseiros e almofadas e dormia melhor.

Quase nunca acordei na madrugada para fazer xixi, mas como acordava pela dificuldade de dormir, daí aproveitava e ia ao banheiro.

Mesmo dormindo um pouco menos do que o normal, eu ainda assim tinha um pouco de disposição, mas como caminhava muito devagar e estava mais pesada, daí ficava mais cansada 🙁

Em relação à fome, eu comia a mesma quantidade de sempre, mas não comia comida de muita qualidade, um dos meus maiores arrependimentos.
Em relação ao aumento de peso, acho que engordei cerca de 5kg no terceiro trimestre! Somados aos 4kg do primeiro tri e aos 7kg do segundo tri, engordei ao todo uns 16kg na minha gestação toda.
Meu médico havia dito que o ideal para meu peso inicial e altura seria não passar de 13kg, então engordei um pouco a mais do que ele recomendou… paciência haha

Quando tudo parecia que ia dar certo até o final da gestação, chegando nas 34 semanas mais ou menos, meu tampão mucoso começou a sair desenfreadamente. Basicamente, o tampão é o que protege o bebê lá dentro. Devido a isso meu médico me prescreveu utrogestan para uso la na periquita hahaha… Daí logo após o uso desses comprimidos, lá pela semana 36, percebi que minha barriga começou a baixar drasticamente e pensei que poderia ser a qualquer momento.
Chegando na semana 37, meu médico falou que eu poderia suspender o uso dos comprimidos, até porque pelo peso e tamanho do bebê, não seria um problema ele nascer a partir dessa semana.

Infelizmente, chegando no início da semana 38, no sábado eu fui tomar banho e minhas canelas coçavam bastante. Saindo do banho, notei que estava com algumas bolinhas, bem como picadas de mosquito.
Coçava muitooooo… No dia seguinte, mandei mensagem pro médico e ele disse que eu poderia fazer compressas com chá de camomila, para que aliviasse um pouco a coceira.
Fiz o chá e deixei esfriar e ficava molhando pedaços de gazes e colocava nas pernas. O problema é que as pequenas bolinhas já estavam bem grandes. O médico então passou uma pomada para usar… aliviou muito mas depois de umas horas começou a coçar mais ainda.
COÇAVA TANTO QUE EU SÓ CONSEGUIA CHORAR 🙁

No domingo mesmo à meia noite eu liguei pro médico e disse que eu não aguentava mais, já estava com umas crostas nas pernas.
Coçava demais, não estou brincando… eu acordava as 2hs da manhã chorando e coçando e meu noivo do meu lado me incentivando a não coçar e me abraçando enquanto eu chorava. Minhas pernas tinham aparencia de carne viva quase 🙁

Na ligação, falei com o médico que disse para ir ao hospital na manhã seguinte fazer uma função hepática.
Era segunda dia 28/10, fui e fiz os exames que não apontaram NADA. O médico então me passou uma pomada para manipular. Essa pomada tinha cânfora então quando aplicava aliviava bastante e dava uma sensação de frescor.
No mesmo dia decidi fazer um ultrassom e vi meu bebê 🙂 A estimativa de peso era de 3kg e 800 gramas e 48cm de comprimento! 🙂

Na terça, dia 29/10, fui à uma consulta com o médico que ao ver minhas pernas ficou apavorado… eu estava desencorajada… ele então disse que tinha receio de que eu estaria com colestase e indicou interromper a gravidez. Fiquei super nervosa mas feliz que logo aquela coceira iria acabar e eu poderia tratar aquelas lesões.

Spoiler de como minhas pernas estavam, nessa foto ja tinha tido o bebê, mas não tenho uma foto melhor de antes:

Fiz um exame de toque e estava com apenas 3cm de dilatação. No entanto pelo tamanho e peso do bebê comparado ao meu tamanho, ele indicou fazer uma cesárea e eu entendi e concordei.

Marcamos pro dia 30/10, na quarta mesmo, e no dia seguinte eu tive o bebê! Tudo isso vem melhor explicado no meu relato de parto…

Cuidados

Em relação ao corpo, continuei passando cremes na barriga para evitar as estrias.
Marquei meu ensaio gestante para dia 06 de Setembro em um studio aqui em Porto Alegre. As fotos ficaram super legais e eu estava super feliz. Porém, ao acordar dia 07 de Setembro eu notei algo diferente na minha barriga… 🙁 minha primeira estria.

Fiquei triste mas pensei que uma estria não iria fazer mal a ninguém e ainda seria história para contar. No entanto, os dias foram passando e as estrias foram aparecendo… 🙁 Não vou deixar de contar essa parte chata da minha gestação… vou ser honesta que eu olho e não sei porque mas fico com vergonha do meu corpo. A realidade é que tenho estrias do umbigo para baixo, bem no centro da barriga. É bonito? Não… É fácil aceitá-las? Não, ainda não consigo por completo, mas preciso entender que porque minha barriga cresceu muito e eu engordei 16kg mais minha genética, ter estrias era uma possibilidade e para mim aconteceu. Não deixei de ser quem eu sou porque tenho estrias, continuo sendo a mesma mulher porém com um quê a mais agora hehe… quase cinco meses após meu parto, as estrias estão praticamente sem cor, mas misturadas à flacidez da barriga, a textura fica pior do que eu gostaria que fosse… mas tenho que aceitar que agora eu tenho estrias e flacidez e bola pra frente..

Fora essa parte ruim, o terceiro trimestre é muito legal em relação aos movimentos do bebê! Dá pra sentir TUDO e às vezes ficava bem desconfortável hehe… o bebê mexia e eu passava a mão para tentar acalmá-lo, pois às vezes ele ficava agitado demais 🙂

Vale a pena fazer chá de bebê?

Para essa pergunta, tenho duas respostas… a curta e a longa.

A curta é: VALE.

A longa é: fazer um chá de bebê é um momento muito especial mas um tanto estressante. É preciso pesar os prós e contras.
Você poderia gastar o dinheiro que gastaria com decoração, comes e bebes, etc. com fraldas e pronto, porém um chá de bebê é uma experiência única, ainda mais se você for ter apenas um bebê.

Meu chá de bebê aconteceu quando estava com 7 meses e foi super legal.
Acabei alugando alguns itens de decoração e comprei uns balões para enfeitar o salão de festas do meu prédio.
Não contratei um serviço de decoração pois não queria gastar muito, porém se tivesse que dar um conselho, esse conselho seria: contrate o serviço… haha a gente fica muito cansada ainda mais com um barrigão! (e não ficou lindo como eu queria que tivesse ficado hehe)

Encomendamos salgados e docinhos e contratamos duas pessoas para fazer cachorro-quente e servir os comes e bebes.

Chamamos cerca de 50 pessoas, mas nem todo mundo foi e acabou sobrando BASTANTE coisa… que claro… comemos ao longo de uma semana kkkk

Então é isso… o próximo post da série será sobre a preparação para o parto e depois vem o relato de parto..

Beijos,
Ezi

Comentários do Facebook
Compartilhe!