Meu Primeiro Trimestre: Sintomas, Cuidados, Como escolher o médico?

O tempo realmente passa voando! Hoje já é meu terceiro post sobre gravidez e já estou grávida há bastante tempo hehe.

Se por acaso não viu os outros posts sobre minha gestação ou quer rever, os links são estes:

Quando é a hora certa para ter um bebê?

Como lidar com a demora da gravidez e como descobri que estou grávida?

No post de hoje vou falar um pouco sobre como foi meu primeiro trimestre, como escolher o médico para acompanhar a gestação e quais são os melhores aplicativos para acompanhar a gravidez! 🙂 Só coisa boa hehe.

Primeiro Trimestre

Graças a Deus, meu primeiro trimestre foi super tranquilo! Começou dia 01 de Fevereiro e foi até dia 02 de Maio! Na gravidez, a contagem dos meses é um pouco diferente, afinal tem meses que são mais curtos, como é o caso de fevereiro que este ano teve 28 dias pois não foi bissexto, e tem meses que tem 30 dias enquanto outros tem 31 🙂

Sintomas

Não tive nenhum enjôo no primeiro trimestre. Lembro que dia 21 de Março cheguei em casa à noite passando muito mal 🙁 não sei se foi por causa da gravidez ou um frango duvidoso que comi no almoço hehe… tomei um dramin e deitei um pouco.

Daí meu noivo fez uma canja de galinha pra eu jantar, acordei para comer e não consegui tomar nem meio prato de sopa… voltei pra cama… me sentia muito mal.

No dia seguinte, eu tinha uma ultrassom marcada e falei com a médica que fez o exame que me disse que os enjôos poderiam estar começando, sugeriu que eu tivesse sempre bolachas de água e sal do lado da cama para comer ao acordar caso estivesse mal, mas felizmente não foi o caso, foi o único enjôo que tive… então acho que foi culpa do almoço mesmo!

No entanto, eu tive bastante sono e vontade de ir ao banheiro! Jurava que isso aconteceria apenas mais pro final da gestação, mas foi um tanto incômodo.

Em relação ao sono… foi realmente bizarro, pois eu chegava do trabalho por volta das 19:30 e já ia dormir haha. Acordava la pelas 21hs para comer algo e depois voltava para cama. Por um lado foi bom afinal de contas dormir é a melhor coisa do mundo haha e também porque daqui a pouco dormir vai ser a última coisa que eu vou conseguir fazer pelos próximos 18 anos haha.

Fora isso, notei que meus peitos cresceram um pouco haha, e doíam um pouco a mais do que o normal devido a sensibilidade.

Não tive problemas de inchaço no resto do corpo, mas normalmente eu sou mais inchada que o normal haha.

Tive bastante fome, mas isso não foi um problema, eu só comia mais hehe. Acho que engordei uns 4kg no primeiro trimestre, mas já era de esperar. Sei que não aumentei nenhum peso no primeiro mês, e fui viajar no final do primeiro trimestre, então sei que parte do peso que engordei foi porque me alimentei muito mal nas férias!

Mas é aquela história, acontece e depois a gente corre atrás do prejuízo!

Cuidados

Além desses sintomas comuns de gravidez, para mim o primeiro trimestre foi um pouco tenso psicologicamente. Fiquei bastante medrosa durante grande parte os três meses. Foi muito estranho, fiquei com medo de muitas coisas.

Como nesse trimestre o feto ainda é muito pequeno, não conseguia senti-lo (fora aquelas super-mulheres que dizem que conseguem haha), então acho que foi normal ter ficado meio neurótica com tudo.

Consultei diversas médicas para dar início ao pré-natal, marquei os exames que precisava fazer, e continuei tomando ácido fólico.

Já não fumava nem bebia álcool, então pra mim foi super tranquilo!

Parei de fazer minhas aulas de dança por medo de cair e acabar machucando o bebê e acabei nem iniciando nenhum outro tipo de atividade física, algo que provavelmente é meu único arrependimento.

Diminuí um pouco o consumo de café. Todos os dias tomava café com leite e durante o resto do dia tomava café preto inúmeras vezes. Daí continuei tomando café com leite no café da manhã e reduzi para uma xícara pequena de café preto de tarde.

Fora isso, comecei a tomar café da manhã todos os dias. Sempre tomava apenas o café com leite, daí passei a comer uma torrada e às vezes comia mamão também. Isso vou continuar pro resto da vida haha, café da manhã é tudo de bom.

Comecei a passar creme na barriga para tentar evitar as temidas estrias e parei de usar qualquer produto que usava. Usei apenas hidratante no rosto esporadicamente.

Como foi a escolha do médico?

Como disse antes, consultei várias médicas até encontrar o meu obstetra. Toda médica que eu consultava parecia robotizada. Vinham com uma lista de exames para fazer, diziam quais remédios eu poderia tomar caso tivesse dor/náusea/enjôo e só… sem falar que a maioria não cobrava disponibilidade mas também não garantiam que seriam elas a fazer meu parto.

Por ser uma das fases mais importantes da minha vida, eu esperava um pouco mais de cuidado e empatia.

Após consultar pelo menos três médicas, meu noivo me disse que um colega de trabalho dele havia indicado um médico. Eu não tenho problema nenhum de consultar com homens, então pensei que no máximo eu não iria gostar e teria que achar outro médico.

Então fui para a consulta e para minha surpresa AMEI meu médico. Dava para ver que ele tinha muita experiência e percebi que ele realmente estava interessado em me atender.

Levei uma listinha de dúvidas e ele mesmo já foi falando muita coisa antes de eu ter tempo de perguntar.

Ele me pediu alguns exames de sangue e também a ultrassom das 12 semanas que é conhecida como translucência nucal (TN), que avalia o risco de algumas doenças e síndromes, como a síndrome de down.

Fiz todos os exames e levei para ele na consulta seguinte. O médico achou mais prudente repetir o exame da TN pois o laudo não tinha detalhes, apenas o valor da TN.

Dessa vez paguei particular e fiz na Clínica Ecofetal e não me arrependi nem um pouco. O valor foi meio salgado mas valeu muito a pena.

Além de ter um laudo bastante completo, ainda consegui ver o bebê em 3D! 🙂 Foi muito legal. A partir desse exame, todos os outros fiz nessa clínica e o melhor é que tenho imagens 3D de todos os outros exames também. Muito bacana ver a evolução em 3D 🙂

Acho que não dá para ninguém se contentar com pouco quando falamos de cuidado com a gente. Pela demora dos posts, já deu para perceber que já tive o bebê haha, vou explicar mais para frente o porque eu acertei tanto em ter tido o cuidado que tive para escolher meu obstetra!

Na segunda consulta com o médico, ele me deu meu cartão de gestante e em todas as consultas ele anotava todas as informações lá.

Uma imagem do primeiro exame que eu fiz! 🙂

Melhores APPS para acompanhar a gravidez?

Eu sou a louca do Aplicativo haha… tenho vários, mas nem todos são necessários.

Para acompanhar a gravidez indico dois:

  1. Gravidez+
    Nesse aplicativo tem muitas informações e textos interessantes! Tem uma linha do tempo com tudo que ainda irá acontecer na gravidez, quando começa e termina cada trimestre, quando é a estimativa de sentir o bebê mexer, quando dá para saber o sexo através de ultrassom, etc.
    Além disso, tem abas para o bebê onde dá para colocar imagens, ver o tamanho do bebê em formas divertidas como frutas, animais e guloseimas, e ainda tem uma área dedicada a nomes de bebês, onde dá para escolher nomes baseados em países! 🙂
    Na aba da mamãe, tem guias relacionados à gravidez com artigos relacionados à alimentação, exercícios, trabalho de parto, médico, amamentação. Tem uma seção para manter o peso e avaliar como está o aumento dele, e ainda seções para o plano de parto, fotos da barriga, consultas, entre outros.
    Tem ainda uma aba geral com contagem de chutes e contrações, o que levar na mala do hospital, perguntas frequentes e muito mais.
    É um aplicativo MUITO completo e fácil de usar. Super indico!
  2. BabyCenter
    Já no BabyCenter, também tem muitas informações e artigos para ler. Muito parecido com o app anterior nesse sentido. Além disso tudo, ele tem uma aba chamada BBS DO MESMO MÊS onde dá para interagir com outras mães e fazer perguntas. Mas é preciso ter muito cuidado pois as pessoas postam o que querem e isso pode ser prejudicial e deixar a gente um pouco ansiosa demais. É necessário saber filtrar o que estamos lendo lá!

Graças a Deus, meu primeiro trimestre foi MUITO TRANQUILO e deu tudo certo! 🙂
Fiz inúmeras ultrassonografias e pude ver como o bebê estava se formando. Sempre me sentia muito feliz e tranquila quando fazia os exames, pois como disse antes, por não sentir o bebê ainda eu ficava muito nervosa se estava tudo bem ou não.

Além disso, eu mencionei que fui viajar no final do primeiro trimestre, né? Devido a isso, acabei fazendo o exame de sexagem fetal. Esse exame pode ser feito a partir da oitava semana de gestação. Fiz apenas porque fui viajar para os Estados Unidos e ia aproveitar para comprar algumas coisas.

Tive que pagar o exame e também foi caro, se eu não me engane paguei R$385,00 (mas posso estar errada, talvez tenha sido R$285,00!)

Dei a chave de acesso para uma amiga e contei para ela que havia visto um “chá revelação” onde o casal descobria o sexo do bebê através de uma caça ao tesouro. Minha amiga pegou o resultado e fez algumas pistas que no final nos levaram ao resultado!

Meu bebê é um MENINO! Mas eu já sabia haha, antes mesmo de descobrir que estava grávida, tive um sonho onde eu pegava um bebê no colo e ele era meu filho e se chamava Rafael!

Intuição de mãe não falha mesmo! <3
Meu filho nasceu, só que o nome dele não é Rafael hehe…

No próximo post sobre minha gravidez, vou falar sobre o segundo trimestre!

Prometo que a partir de agora não vou postar apenas sobre maternidade hehe.

Um beijo, Ezi

Comentários do Facebook
Compartilhe!