Quando é a hora certa para ter um bebê?

ESTOU GRÁVIDA! <3 🙂

Esse vai ser o primeiro de uma série de posts sobre maternidade! YAYYY

Espero que gostem e acompanhem os detalhes da minha gestação! 🙂

Quando é a hora certa para ter um bebê?

Sabemos que não existe um momento certo para nada na vida. Se formos esperar pelo alinhamento dos planetas ou seja lá o que, chances são de que não faremos nada.

É claro que isso não significa que não possamos seguir o nosso feeling.

Para mim, a hora certa chegou após quase 12 anos de relacionamento, ter adquirido independência financeira, ter adquirido minha casa própria, juntamente com meu noivo, e sentir que estava pronta para dar o próximo passo, sabendo conscientemente que não teria como voltar atrás.

E claro que ao mesmo tempo, também tem o lado fantasioso onde me imaginava com um bebezinho e já ficava ansiosa só de pensar hehe.

E isso tudo não aconteceu do dia para a noite. Pensei muito, muito mesmo… eu sou uma pessoa que vive com a cabeça a milhão… cheia de pensamentos e dúvidas. Devo ter demorado anos para concluir que estava mais do que pronta para ter um bebê.

Cada pessoa funciona em um ritmo completamente diferente de outra pessoa e está tudo bem também. Porém, nesse caso é necessário estar alinhada com quem quer que seja seu parceiro/a.

Felizmente, o meu estava em sintonia comigo e quando conversamos, a decisão foi mútua.

A partir daí, todo mundo pensa que engravidar é fácil e rápido, mas nem sempre esse é o caso.

Como disse, estou em um relacionamento há 12 anos e desde antes mesmo já tomava anticoncepcional. No início era aquela história toda de regular a menstruação e limpar a pele, que já estamos cansados de ouvir. Funcionou muito bem para mim, além do benefício principal de não engravidar, eu ainda emendava cartelas às vezes para evitar menstruar.

Acontece que anticoncepcional também é uma bomba relógio. Nunca sabemos quando irá explodir, mas se um dia acontecer, pode ser tarde demais.

Nunca pensei nos malefícios dos anticoncepcionais até decidir que estava na hora de engravidar.

Apenas para listar alguns deles: retenção de líquido, aumento de celulite, aumento da possibilidade de doenças hepáticas, facilitação de hipertensão arterial, aumento do risco de doenças tromboembólicas – como trombose, infarto, derrame entre outros.

Além disso tudo, eu tenho fibroadenoma, que nada mais é do que um tumor de mama não cancerígeno, que é um dos motivos que tenho que realizar um controle mais de perto todos os anos. Esses tumores que tenho são em decorrência da querida pílula anticoncepcional. E não, eles não iriam sumir se eu parasse de tomar a pílula antes.

Daí para parar de tomar foi muito rápido e uma decisão bem tomada.

Após falar com minha então ginecologista sobre nossa vontade de ter um bebê, ela me disse que como tomei a pílula por muitos anos, seria ideal parar de tomar e aguardar 3 meses para começar a tentar engravidar.

Esse tempo seria bom para limpar um pouco o meu organismo e também para controlar meu ciclo  menstrual, que até então eu não sabia quanto tempo durava.



O Dia em que parei o anticoncepcional…

Dia 03 de Setembro de 2018 foi o dia em que parei o anticoncepcional e foi aterrorizante. Lembro que fiquei com muito medo pois parecia uma sentença de maternidade. Parei, logo estou grávida.

E olha que eu queria muito um bebê, mas isso não significa que não teria medo.

Demorei alguns dias para assimilar que não faria a famosa pausa entre cartelas e que passados 7 dias eu não iria começar uma nova cartela de Diane 35, o anticoncepcional que tomei todo mês durante quase 12 anos.

Daí o tempo foi passando e eu fui me acalmando.

Foi interessante ver as mudanças que meu corpo estava passando sem o uso da pílula. Desde que comecei a tomar o anticoncepcional, quando tinha uns 16 anos, eu lembro que retia muito líquido, sempre estava inchada, com problemas de circulação, engordei um pouco mesmo que lentamente, mas a minha pele estava impecável, no máximo aparecia uns cravos e espinhas no período pré-menstrual.

Quando parei de tomar, não notei mudança em relação à retenção de líquido/inchaço/problemas de circulação/sobrepeso, porém passado um mês, minha pele ficou TERRÍVEL!

Seria maravilhoso dizer que depois de um tempo, minha pele estabilizou, mas estaria mentindo.
Continuou piorando e a auto-estima ficando lá embaixo… 🙁

Precisei ir a uma dermatologista e ela explicou que aquilo era normal. Ela me receitou um gel para passar nas áreas afetadas, ou seja todas haha, chamado Azelan.

Me senti A ADOLESCENTE DO ANO saindo do consultório dela com uma amostra do produto.

Passei o produto e realmente os cravos e espinhas diminuiram um pouco, mas percebi que teria que me tornar escrava daquele produto, para que minha pele ficasse normal de novo, além de fazer uma mudança na alimentação e forma de cuidar da pele.

Depois de cerca de um mês utilizando o produto, o efeito começou a diminuir, daí ela me passou outro gel com antibiótico chamado Adacne Clin. Ela estava ciente de que em alguns meses eu iria começar a tentar engravidar, então me disse que eu poderia usar todos os dias mas que deveria parar assim que descobrisse que estava grávida.

Ela disse ainda que muitas pessoas ficam desesperadas achando que porque usam o produto ainda sem saber da gravidez, algo de muito ruim poderá acontecer com o bebê, mas que eu não deveria me sentir assim, pois as chances eram mínimas. Amo a minha dermato! <3

Então, usando Adacne Clin, percebi uma melhora significativa na redução dos cravos e espinhas.



O Controle do Ciclo Menstrual

Tão logo parei o anticoncepcional, baixei alguns aplicativos para controlar meu ciclo menstrual, até porque quando chegasse o momento de começar a tentar engravidar, eu teria uma noção de como funciona meu corpo.

Acabei gostando bastante do aplicativo FLO.

Felizmente sabia que meu ultimo ciclo menstrual com o anticoncepcional começou no dia 09 de Agosto de 2018, então aproveitei para colocar no aplicativo, assim teria uma noção de quantos dias durou meu ciclo.

Como disse, dia 03/09 foi o ultimo dia da pílula, e no dia 08/09 veio minha menstruação, ou seja meu ciclo durou 30 dias (contando do primeiro dia da menstruação ao dia anterior do inicio da próxima menstruação, ou seja o próximo ciclo).

Fiquei bastante confiante, pois sabia que mesmo não durando 28 dias, como o que eu achava que era normal, 30 dias era perto o suficiente.

Mas lembrando que esse ciclo foi antes de parar a pílula, ou seja ainda não estava valendo pois o corpo estava na espera de uma nova cartela de anticoncepcional.

No início me divertia bastante anotando todos os pequenos sintomas que tinha.

Além de anotar os dias, você pode colocar como estava se sentindo, quando teve relações, se foi com ou sem preservativo, e conforme os ciclos passavam, o aplicativo dava uma previsão de período fértil, ou seja a janela onde caso tudo ocorra bem você pode engravidar – lembrando que não significa que você vá engravidar, é apenas uma possibilidade.

Os próximos ciclos foram me desencorajando. Meu corpo estava uma bagunça por causa do anticoncepcional!

O primeiro ciclo “de verdade”, completamente sem pílula, começou dia 08/09 e terminou dia 09/10, durou 32 dias.

O segundo ciclo, completamente sem pílula, começou dia 10/10 e terminou dia 16/11, durou 38 dias.

O terceiro ciclo, completamente sem pílula, começou dia 17/11 e terminou dia 27/12, durou 40 dias.

Foi durante o terceiro ciclo que comecei a tentar de fato. Esses 40 dias acabaram me confundindo muito, pois por um lado poderia estar grávida, mas de outro o meu corpo poderia ainda estar se adaptando e eu apenas não sabia quando minha menstruação viria!

O aplicativo FLO trabalha com médias, ou seja ele faz uma média da duração dos ciclos e diz quando, baseado nessa média, você pode ou nao estar ovulando.

No meu caso, ele somou (30 + 32 + 38 + 40) /4, o que dava uma média de duração do meu ciclo menstrual de 35 dias. Daí baseado nessa duração ele diz quando poderá ser o período fértil.

É um pouco confuso mesmo, mas eu acreditava bastante no aplicativo hehe.

Ainda demorou um pouco até eu engravidar, mas especialistas dizem que é normal demorar até 1 ano para engravidar. Então, gostando ou não, eu sabia que poderia demorar mesmo.

O controle do ciclo menstrual pode ser um tanto desafiador, mas conforme os ciclos vão passando, a gente começa a ficar mais esperta e a saber identificar as fases de cada ciclo! 🙂

Como disse no início, esse é o primeiro post de uma série de posts sobre maternidade! Tenho muitas idéias, mas acima de tudo quero manter esse diário para que mais pra frente possa lembrar desse momento que estou passando! <3

Um spoiler que posso dar é que esse período está sendo muito gostoso, gratificante, e feliz!

Um beijo,

Ezi

Comentários do Facebook
Compartilhe!

Veja também